Arquivologia - É a aplicação de
técnicas e métodos específicos voltados à organização, à conservação e à
restauração de arquivos.
Arquivista - é o profissional
responsável por identificar, organizar, avaliar e preservar documentos dos mais
diversos tipos, estejam eles em papel, fotografia, filme, microfilme, disquete,
CD-ROM ou, ainda, em banco de dados on-line. Esse profissional é responsável
por tornar disponíveis as informações que são geradas e acumuladas em empresas,
órgãos do governo, escolas, associações, instituições de saúde e ONGs. Ele
precisa desfrutar sólida formação cultural para poder avaliar a importância dos
documentos que manipula e ter preparo para trabalhar com produção documental de
diferentes épocas históricas. É fundamental que ele possua, também, boa
organização, senso crítico e flexibilidade para atuar em equipe, com gerentes,
pesquisadores e profissionais de informática, entre outros.
Biblioteconomia - São a classificação,
organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas e centros de
documentação.
Bibliotecário - trabalha como um
administrador de dados, que também processa e dissemina a informação. Além de
catalogar e guardar as informações, ele orienta sua busca e seleção. Cabe-lhe
analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e
vídeos. É de sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de
informação, além de preservar os suportes (mídias) para que resistam ao tempo e
ao uso. Trabalha em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros culturais e de memória, hemerotecas,
editoras, empresas de comunicação, provedores de internet, ONGs, clubes e
associações.
Museologia - é a
área do conhecimento dedicada especialmente à administração, manutenção,
organização de exposições e eventos em museus.
Museólogo - dedica-se
à classificação, à conservação e à exposição de peças de valor histórico,
artístico, cultural e científico. Sua missão é transmitir conhecimentos e
desenvolver ações culturais por meio de acervos. Além de planejar e executar
tarefas de documentação, arquivamento e conservação de objetos, ele faz
aquisições, administra coleções e promove intercâmbio de peças com outros
museus. Atua no planejamento, gestão, execução e acompanhamento de projetos e
políticas vinculados ao patrimônio natural e cultural. Organiza mostras e
exposições, analisando a melhor forma de apresentar as peças, de acordo com o
interesse do público. Pode atuar em universidades, centros comunitários e
sítios arqueológicos.
Fonte: Guia do Estudante
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