terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Arqui... o que??

Qual sua profissão?

Arquivista

Arqui.. o que???

Ah, você é arquivista... então gosta muito de papel né?? rsrs

Quem não está cansado de responder essas perguntas? Então, vamos esclarecer de vez o que é ser um arquivista, o que fazemos, onde podemos atuar e onde estudar.


 
O que é?
 
Arquivistas são profissionais responsáveis por analisar e organizar documentos públicos e privados de cunho histórico, governamental, administrativo, científico ou literário, gravações sonoras e filmes. Organizam segundo sua origem e outros critérios, e dando-lhes tratamento técnico sistematizado para armazená-los em arquivos adequados, permitindo a recuperação eficiente de toda informação registrada produzida ou recebida por uma instituição no decorrer das suas atividades, facilitando sua consulta e evitando que se deteriorem. Implementam sistemas de arquivos e de informação em instituições públicas e privadas.

A tentativa de criar um curso de arquivologia começou na década de 70, no Distrito Federal. Porém, o Curso de Bacharelado em Arquivologia só começou a funcionar em 1991, no Departamento de Biblioteconomia, que mudou de nome para Departamento de Ciência da Informação e Documentação. O seu reconhecimento pelo então Conselho Federal da Educação se deu em 1995. Atualmente, o arquivista é responsável pelo gerenciamento da informação, gestão documental, conservação, preservação e disseminação das informações contidas nos documentos.

Quais as características necessárias?

O Arquivista precisa ter senso de observação e interesse por atividades burocráticas, ser meticuloso, organizado, metódico e ter habilidade para o trato com o público. Características desejáveis:

·         atenção a detalhes

·         boa visão

·         capacidade de concentração

·         capacidade de lidar com o público

·         capacidade de organização

·         método

·         perseverança

Qual a formação necessária?

Para desempenhar a profissão de arquivista é necessário curso superior em Arquivologia, que tem duração de quatro anos. Conhecimento de informática e inglês são fundamentais. Conhecimento de outras línguas também ajuda e é muito valorizado.
 
 

Principais atividades:

·         organizar documentos, avaliando seu grau de importância para decidir o tempo de arquivamento adequado;

·         estudar sistemas de arranjo dos documentos, identificando-os, codificando-os e padronizando-os;

·         preparar catálogos, índices, cópias em microfilmes;

·         redigir resumos descritivos do conteúdo dos documentos arquivados;

·         atender pesquisadores, orientando-os sobre a correta utilização dos documentos;

·         permutar informações com outros centros de documentação;

·         localizar material extraviado;

·         organizar sistema de transferência de pastas entre arquivos corrente, intermediário e permanente;

·         providenciar reproduções para poupar documentos mais solicitados, os que se encontram em mau estado de conservação ou os que possuem grande valor;

·         encarregar-se da restauração do material que se encontra deteriorado, utilizando técnicas, materiais e conhecimentos específicos, para devolver-lhes as condições originais;

·         realizar pesquisas sobre documentos dos arquivos. 
 
 

Áreas de atuação e especialidades

·         Gestão de documentos: administração de arquivos de instituições e empresas, avaliação de material, incluindo sugestões para mudanças na redação de textos. Pode também decidir sobre o arquivamento ou destruição de documentos, trabalhando em conjunto com os setores administrativo, jurídico ou histórico das instituições;

·         Racionalização de documentos: classificação e ordenação de documentos, relacionando-os em guias, catálogos ou índices de consulta;

·         Conservação e restauração: recuperação de documentos danificados utilizando técnicas especiais;

·         Difusão educativa e cultural de arquivos: orientação a estudantes, pesquisadores e público em geral na consulta de documentos históricos em museus e bibliotecas.
 
 
  
Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para arquivistas é ainda pequeno, porém promissor, principalmente nas grandes cidades. Não são muitos os arquivistas em atividade, mas o número de formandos que ingressam anualmente no mercado vem crescendo. É uma profissão relativamente nova - os cursos de graduação datam do final dos anos 70 — que vive um período de crescimento devido, principalmente, ao grande volume de informações geradas atualmente por empresas e instituições, e pela conseqüente necessidade de cuidar da avaliação e organização de seus acervos. Na região Sudeste, as instituições públicas são as que mais absorvem mão-de-obra, enquanto no Sul e no Centro-Oeste a procura maior é das empresas privadas e de consultoria. Nos últimos tempos tem sido comum a terceirização do serviço de arquivistas: as empresas contratam profissionais por um período determinado para avaliação e organização de seus acervos e, posteriormente, firmam contratos para manutenção dos mesmos, sem ter com o arquivista um vínculo empregatício. É grande o potencial para crescimento do mercado já que toda instituição produz e recebe informações registradas sob os mais variados suportes, as quais farão parte do acervo de seus arquivos. A presença atuante de um arquivista é necessária para a não formação de massas documentais acumuladas, sem tratamento e de difícil recuperação da informação.

 
Fonte: Brasil Profissões

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