O
que é Gestão de Documento?
Considerando
a legislação federal, “a gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e
operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso,
avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando
a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.
Um
programa de gestão de documentos permite a simplificação e racionalização dos
procedimentos, análise do fluxo documental nas fases corrente e intermediária,
proporcionando agilidade no acesso às informações e na tomada de decisões, maior
qualidade e produtividade do serviço público, como também o planejamento, o
controle e a transparências nas ações do governo.
Portanto,
os procedimentos e operações técnicas ou “rotinas” garantem o controle de todos
os documentos em qualquer idade, da produção até a destinação final, visando à
racionalização e eficiência administrativa, como também à preservação do
patrimônio documental.
Quais
as fases de gestão de documentos?
►►
1ª Fase – Produção dos documentos: refere-se ao ato de elaborar documentos em
razão das atividades de um órgão ou setor. É composto pelos seguintes
elementos:
--
elaboração e gestão de formulários e correspondência;
--
controle da produção e da difusão de documentos de caráter normativo;
--
utilização de processadores de palavras e textos.
►►
2ª Fase – Manutenção e uso: refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos,
assim como sua guarda após cessar seu trâmite. Esta fase envolve métodos de
controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas para organização,
classificação e elaboração de instrumentos de recuperação da informação
(Índices).
►►
3ª Fase – Destinação final de documentos: envolve as atividades de avaliação,
seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir
quais os documentos a serem eliminados e quais serão preservados permanentemente.
Quais
os objetivos de gestão de documentos?
--
Assegurar, de forma eficiente, a produção, administração, manutenção e
destinação dos documentos.
--
Garantir que a informação governamental esteja disponível quando e onde seja
necessário ao governo e aos cidadãos.
--
Assegurar a eliminação dos documentos que não tenham valor administrativo
fiscal, legal ou para a pesquisa científica.
--
Assegurar o uso adequado da micrográfica, processamento automatizado de dados e
outras técnicas avançadas de gestão da informação.
Gerenciamento eletrônico de documentos ou Gestão eletrônica
de documentos (GED)
É uma
tecnologia que provê um meio de facilmente gerar, controlar, armazenar,
compartilhar e recuperar informações existentes em documentos. Os sistemas GED
permitem aos usuários acessarem os documentos de forma ágil e segura,
normalmente via navegador Web por meio de uma intranet
corporativa acessada interna ou externamente, sendo esta última forma mais
presente nos dias de hoje. A capacidade de gerenciar documentos é uma
ferramenta indispensável para a Gestão do conhecimento.
Documentos formam a grande massa de conhecimentos de uma
empresa. O GED permite preservar esse patrimônio e organizar eletronicamente a
documentação, para assegurar a informação necessária, na hora exata, para a
pessoa certa. O GED lida com qualquer tipo de documentação.
Qualquer tipo de empresa, pequena, média ou grande, pode
usar o GED, entre: escolas; empresas de advocacia; hospitais; administradoras
de condomínios; empresas de recrutamento; escritórios de arquitetura, design e
engenharia; assessorias de imprensa e de comunicação; e consultorias. Nas
médias e grandes empresas, o GED poderá ser aplicado para setores específicos
(RH, Treinamento, Contabilidade, Marketing, Informática). Este serviço avalia
as necessidades específicas do cliente e oferece um sistema modular, o que
possibilita a implantação gradativa do Gerenciamento Eletrônico de Documentos.
É a forma de governar através da tecnologia, promovendo
um governo mais eficiente a fim de, facilitar ao cidadão o acesso aos serviços
governamentais, assim tornando um governo mais prestador de serviços.
Wikipédia
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